quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sessão de lançamento - Fio do Norte

A convite do Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, dos Senhores Reitor e Provedor da Irmandade de S. Crispim e de S. Crispiniano, Pe. Heitor Vieira Pinto e Sr. Ângelo Carneiro, dos Autores e de Fio da Palavra Editores terá hoje lugar pelas 18:30, na Associação Católica do Porto (Rua Passos Manuel, 54, Porto) uma dupla sessão de lançamento das obras:



Scriptores et Notatores. A Produção Documental da Sé do Porto (1113-1247), da autoria de Maria João Oliveira e Silva
e
Palmeiros e Sapateiros. A Confraria de S. Crispim e S. Crispiniano do Porto (séculos XIV e XVI), da autoria de Arnaldo Sousa Melo, Henrique Dias e Maria João Oliveira e Silva

As duas obras são editadas no âmbito da colecção Fio do Norte que pretende reunir um conjunto de trabalhos que, podendo divergir na forma, na extensão e nas perspectivas de análise, apresentem dois denominadores comuns: as ciências sociais como horizonte disciplinar e o Norte de Portugal (entendido com a fluidez que caracteriza a geografia humana) como coordenada espacial.
Porque a síntese só pode construir-se a partir de estudos de caso, capazes de surpreender o real no seu infinito detalhe e de o situar em contextos mais amplos, devolvendo-o à totalidade que constitui o âmago da realidade social, a colecção Fio do Norte prestará especial atenção a obras empenhadas numa análise em profundidade, precisamente a força que muitas vezes o circuito livreiro tradicional transforma em fraqueza, vedando-lhes o acesso aos escaparates.
Num tempo dominado pelo alargamento mas também pela reconfiguração das diversas escalas em que todos nos movemos e relacionamos, o conhecimento aprofundado e a consciência viva das realidades locais e regionais constitui-se como instância de reflexão, que não apenas de construção identitária, essencial.